Deu no Jornal O Estado

Luizianne faz balanço durante reabertura da CMF
A presença da prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), na Câmara Municipal de Fortaleza (CMF), ontem, marcou o início dos trabalhos do legislativo no segundo semestre. Durante seu discurso, a petista fez um balanço dos trabalhos realizados pela Prefeitura durante o primeiro semestre do seu segundo mandato. De acordo com a prefeita, os problemas causados pela quadra invernosa, considerada a maior nos últimos 20 anos, estão sendo sanados de forma gradativa. Ela elogiou ainda os trabalhos preventivos realizados pela Defesa Civil e Guarda Municipal.

Apesar de concordar que os buracos provenientes das chuvas foi um saldo negativo este ano, Luizianne destacou que a capital cearense foi a única grande cidade do Nordeste que não registrou mortes decorrentes do período chuvoso. “Buraco se tapa. Mas vida humana não consegue se trazer de volta. E, para quem está na gestão pública, imaginar que nenhum fortalezense perdeu a vida por causa das chuvas é gratificante”, vibrou.

Ainda com relação aos buracos, a prefeita ressaltou que estão eles sendo tapados, através da “Operação Tapa Buracos” presente em todas as regionais da cidade. Segundo ela, os trabalhos estão sendo realizados dia e noite, mas teve suas execuções atrasadas devido ao aguardo do abrandamento das chuvas. “Reconheço que buraco é um problema. Mas eles estão sendo tapados”, esclareceu.
Ainda durante o seu discurso, Luizianne aproveitou para apresentar um balanço da Operação em que se destaca a recuperação dos trajetos originais de 26 linhas de ônibus nas vias de maior fluxo, beneficiando mais de 160 mil pessoas diariamente. Ela relatou que um dos fatores que prejudicam a malha viária é a questão da drenagem, problema que atinge a maioria dos grandes centros urbanos do País. Entretanto, a petista revelou que a administração municipal já trabalha na busca de alternativas definitivas. Uma delas é o Transfor, projeto que prevê 82 quilômetros de rede de drenagem.

» Pregando a união. Dentro de um clima oposto ao que ocorreu quando de outras presenças de Luizianne Lins à CMF, com as relações abaladas por conta da eleição para a Mesa, a gestora da cidade, além de mostrar os objetivos alcançados em setores como Educação, Saúde e Assistência Social, destacou que “para termos uma Fortaleza forte e mais justa, é indispensável a participação de cada um, a começar pelos que para isso foram eleitos”.

Para que isso ocorra, a prefeita enfatizou a necessidade de que, a partir de agora, as relações entre Prefeitura e Câmara Municipal sejam construídas dentro de um clima de confiança, através de um debate saudável e, antes de tudo, baseadas no respeito. Para ela, “melhorar a vida das pessoas, principalmente das mais necessitadas, acima da determinação, exige fé e esperança, acreditar nas pessoas e querer o bem comum”.

» Antigas promessas. A prefeita lembrou que o primeiro bloco do Hospital da Mulher, obra onde foram investidos R$ 17 milhões, já está em fase de finalização. Os blocos B, C e D estão com cerca de 40% dos serviços concluídos e, brevemente, devem ser completados os consultórios, a parte administrativa, os laboratórios e o centro de imagens. Contudo, Luizianne revelou que até o final do ano deve ser iniciado o funcionamento do primeiro bloco e a finalização do Centro Cirúrgico e das UTIs.
De acordo com a petista, o primeiro Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (Cuca Che Guevara) será inaugurado dia 21 de agosto na Barra do Ceará. Luizianne explicou que o projeto trata-se de um feito inédito na área de políticas públicas para a juventude. Local servirá como ponto de encontro e convivência, com espaços de troca de experiências, práticas e comportamentos juvenis.
“O Cuca chega para contribuir na construção de um mundo melhor para os jovens de Fortaleza. São oportunidades gratuitas e diárias de oficinas, cursos e atividades esportivas em diversas modalidades. É assim que a Prefeitura fortalece as ações de combate a todo tipo de exclusão e discriminação sofridas por nossa juventude”, destacou.

» Um novo período. O líder do governo na CMF, vereador Acrísio Sena (PT), ressaltou que a reabertura dos trabalhos na Casa foi um momento simbólico. De acordo com ele, o segundo semestre vai ser pautado pela perspectiva de consolidação da base aliada e pela maturação dos vereadores que estão no primeiro mandato.
Segundo o parlamentar, o primeiro semestre foi muito produtivo e espera que até o final do ano o volume de requerimentos, projetos e audiências tramitadas na Câmara seja parecido com os primeiros seis meses de 2009. “Os vereadores estão contribuindo positivamente e o segundo semestre deve ter a mesma intensidade”, previu.
Entretanto, o vereador revelou que a segunda metade de 2009 deve ser marcada pela preparação dos vereadores e partidos para as eleições do ano que vem. Segundo ele, os parlamentares vão trabalhar em cima de articulações políticas para definir nomes e formar alianças e coligações para o próximo pleito.

A cidade está em boas mãos
O presidente da Casa, vereador Salmito Filho, aproveitou a solenidade para agradecer a presença maciça dos vereadores, autoridades e convidados. Ele agradeceu a todos os parlamentares pelo empenho com que se entregaram, no primeiro semestre, “à missão de mostrar à cidade uma Câmara que, antes de tudo, mostrou indiscutível vontade de acertar”.
“A população fortalezense pode ter certeza que a cidade está bem servida pela CMF. Espero que os vereadores continuem no mesmo ritmo de produção apresentado no primeiro semestre. Até o final do ano, o objetivo dos vereadores deve ser focado em projetos que desenvolvam ainda mais a cidade. Acredito que as articulações políticas para as eleições de 2010 só devam ser trabalhadas pelos parlamentares no ano que vem”, destacou.

Para ele, é preciso ter consciência de que Fortaleza, na condição de “cidade-mãe”, acolhe uma população em que mais da metade é oriunda do interior cearense e de outros estados do País. Ele revelou que no segundo semestre é preciso colher o que foi semeado no primeiro. Um dos primeiros projetos a ser desenvolvido é a Universidade do Parlamento que, com a ajuda de outras instituições educacionais, dará chances de aperfeiçoamento aos servidores da Casa.

Souto Filho e Jomar Campos
da Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário