Denúncia de sonegação no Interior

“Uma indústria de cimento pernambucana, que explora matéria-prima em território cearense, estaria sonegando impostos e gerando prejuízos à Prefeitura de Campos Sales – a 493 km de Fortaleza. Pelo menos é o que denuncia o prefeito Paulo Ney (PSDB), que alega só agora ter tomado conhecimento de que deve cobrar o Imposto Sobre Serviços (ISS) pelo frete da pozolana, insumo utilizado na fabricação de cimento, colhido pela empresa no município há cerca de 15 anos.

Questionado sobre a demora com que descobriu a suposta irregularidade – o tucano está à frente do Executivo desde 2005 –, Ney afirmou que, até então, não havia sido informado sobre o problema pela secretaria municipal competente, acrescentando que ainda não contabilizou o prejuízo causado pelo não recolhimento do tributo.

Com base em denúncias de fontes que ele preferiu preservar, o prefeito afirmou que, além do ISS, a indústria também estaria deixando de pagar impostos estaduais. A mercadoria estaria seguindo de Campos Sales para os municípios de Codó (Maranhão) e Fronteiras (Piauí) sem passar por controle fiscal.

Paulo Ney disse que, em 2007, chegou a alertar o secretário estadual da Fazenda, Mauro Filho, que teria se comprometido a apurar o caso. O POVO tentou conversar com o secretário, mas as ligações feitas para seu celular, na noite de ontem, não foram atendidas. Em entrevista por telefone, um técnico da Sefaz afirmou que não há investigações sobre o caso porque nenhuma denúncia foi formalizada.

O POVO procurou a empresa citada por Ney, que, por meio da secretária da presidência, pediu que as perguntas fossem enviadas por fax. Até o fechamento desta edição, não houve retorno.”

Deu no Jornal O POVO

Penso eu: Antenadíssimos os ultimos prefeitos de Campos Sales

Nenhum comentário:

Postar um comentário