Da coluna de papel do Jornal O Estado



Brecheiros, graças a Deus
Na Praça do Figueiras, em frente aos Correios e à Igreja de São Vicente de Paulo, onde hoje funciona o Fórum e onde já foi o Hotel Municipal, ficava o campo da pelada da gente. Os times eram sempre diferentes apesar de os mesmos jogadores. A gente tirava um par-ou-ímpar e escolhia cada uma os seus jogadores. Tidin, Bolão, Helim, Tião Meia-Meia, Santo (que era eu com mania ser o São Castilho), Nozinho, Gatin, Zezão Boca de Surrão, Paulinho da Fanfa, Ingegão, Isquinha, Perneca, Pimentinha, Memé, Muxuré e outros craques da era. As discussões eram sobre se foi gol (a trave eram duas pedras), se foi pênalti ou se saiu pela lateral ou, ainda se foi falta. Éramos juízes de nós mesmos. Cacete mesmo nunca quebrava. Aqui acolá um empurrão que terminava com pão passado com manteiga Cabeça de Touro na padaria do Seu Salu. Pronto. As rivalidades ficavam no campo. Jamais alguém chamou alguém de coronel de merda. Até porque éramos soldados rasos, bem educados e sobre nenhum de nós pesava qualquer acusação que fosse além de brecheiros, clientes da Dosinha ou frequentadores, das camarinhas da Cidao onde alguns até se apaixonaram por suas jumentinhas prediletas. O mais rico de nós tinha uma lambreta comprada e abastecida com o dinheiro ganho trabalhando na torrefação do pai. Só um de nós virou político. Durou pouco. Graças a Deus saiu do meio, quando tentou e não virou senador.

“Coronel de merda” - É mais fácil Renan ser canonizado por Bento 16 do que condenado pelo conselho”. De uma felpuda raposa envolto em política.

Sem ela (Nota da foto)
Lula vai oferecer um churrasco na Granja do Torto ao colega Nicolas Sarkozy, que vem assistir os festejos de 7 de setembro, pelo ano da França no Brasil. Carla Bruni,- snif snif - não virá.


Diálogo edificante
- Senador não aponte seu dedo sujo na minha direção. – Dedo sujo é o seu que usou o dinheiro do Senado para pagar viagens no seu jatinho. Dizem que teve um “Coronel de merda”.

Alegria do povo
O povo brasileiro tem se beneficiado sobremaneira da crise política do Senado. Só assim a gente saberia quem fez o que, onde e com quem. Altamente produtivo.

Dose dupla
O Estado vai duplicar o trecho da rodovia que liga Fortaleza a Redenção, nos 25 quilômetros a partir de Guaiuba. Melhora o caminho pro turismo no Maciço de Baturité.

Culturama
O secretário de Cultura, Chico Auto Filho preside hoje a reunião do Conselho Estadual de Cultura. Prestigia a Biblioteca Pública quando junto seus cultos uma vez por mês.

Em setembro
O PP está preparando um grande encontro no próximo setembro. O Padre Zé quer ouvir as tendências do partido sobre 2010 no Ceará. Vai ser a bússola. Ou o GPS.

Reserva maluca
O deputado Carlos Bordalo (PT) apresentou na Assembleia do Pará, proposta de emenda constitucional onde 30% das vagas em concursos públicos do Estado, em todos os níveis, ficam reservadas para candidatos na faixa de 18 a 29 anos.

A Secult informa
O Museu Sacro São José de Ribamar, em Aquiraz, distante 32 km de Fortaleza, estará fechado para restauração a partir de segunda-feira, dia 10 de agosto, por 90 dias.

Em Fortaleza
No Festival de Cinema, 125 artistas, na semana passada, assinaram um documento de apoio à Petrobras, em retribuição aos patrocínios da estatal.

Assinaram...
•... dentre outros, Evaldo Mocarzel, Tizuka Yamazaky, Lúcia Murat, José Joffily, Orlando Senna, Carla Camurati e Monique Gardenberg,

Em alfa
Engenheira Juracy Neves anda se achando com o seminário que pensou Sobral para os próximos 20 anos realizado na semana passada. A super secretária levou pra lá de Fausto Nilo a Zé Linhares.

Foi o Lula
O senador Pedro Simon foi mais um senador que atribuiu ao presidente Lula a responsabilidade pela crise que vive o Senado. Falta acusarem Lula pela morte do Michel Jackson.

Representa, ou não
Amanhã o PSDB deve se reunir formalmente para discutir o desejo de Tasso de acionar Renan Calheiros no Conselho de Ética pelo bate-boca da sessão de quinta-feira. Tucanos não querem mais gasolina no fogo.

Proares para 50 prefeituras
O governador Cid Gomes vai assinar, no próximo dia 20, convênios com mais 20 prefeituras que receberão projetos do Proares, voltado para a juventude, financiado pelo BID.

De olho em 2014
Diz a titular da STDS, Fátima Catunda, que serão cerca de 50 obras envolvendo quadras poliesportivas, núcleos de atendimento à juventude e ações de educação.

Quem não tirou, perdeu
A Prefeitura avisou, em julho, que era pra neguim retirar as placas irregulares da Av.Washington Soares. A Semam voltou lá. O teimoso, dos 77 notificados, dançou.

Você já sabia
O leitor desta coluna também já sabia, quinta-feira, que as outras sete denúncias e/ou representações contra Sarney no Conselho de Ética do Senado seriam arquivadas. Foi na sexta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário