Da coluna de papel do Jornal O Estado



Suíça também faz malandragem para não devolver imposto a turistas

O deputado federal João Carlos Bacelar (PR-BA) destaca que não é apenas Portugal que age com malandragem para não devolver os 20% do IVA, que as lojas prometem aos turistas, quando lhes oferecem o “tax-free”. Em Genebra, na Suíça, segundo ele, o cupom do “tax-free” adverte que a devolução só é possível após carimbar os comprovantes na burocracia local, mas o guichê só abre das 10h às 12h e das 14h30 às 18h, inviabilizando o recebimento da devolução. “Das duas, uma”, observa o deputado, “ou você embarca ou pega o carimbo”. Em Portugal, os comprovantes de nada valem: é preciso mostrar as mercadorias correspondentes. O problema é que o turista só descobre isso quando as malas com as compras já foram despachadas. Por esta estória já passei. Nos dois países. Eles fecham todas as oportunidades de você receber de volta o bônus anunciado nas compras e neguim, mesmo liso, vai fundo. É cano. Nem a Suíça nem Portugal honram a palavra.

“O PMDB acata com humildade o descontentamento de alguns poucos integrantes que perderam espaço político e apostaram na fama efêmera oriunda de acusações vazias.” Da nota do PMDB que promete não pedir de volta o mandato daqueles que deixarem o partido.

Extrema unção
O DNOCS dá seus últimos suspiros no Forquilha. O Projeto de Irrigação está abandonado e o escritório vigia o açude que se fosse construído hoje, não seria concluído porque não é no Rio Grande do Norte.

Coisas de educação
Um guiador do Fiesta verde musgo, placas HWA 8770 de Fortaleza, na tarde do sábado ultrapassava os carros na avenida que demanda a Maranguape e, a quem vencia dava um cotoco.

No fundo
Na porta traseira do grande Fiesta havia o anuncio da capotaria Stiulus que atende pelo numero 3229103 no coração da Aldeota. Você entregaria o banco do seu carro ao rei do cotoco no transito?

Feitosas X Aguiar
No Tauá a disputa pelos votos pra deputado federal vai ser das mais interessantes. Um Aguiar, filho de Domingos, Filho e um Feitosa, o Mário. Substituem Antonio Câmara X Julio Rego.

Frio
Quem não conhece estranha o frio serrano da Guaramiranga. Mulungu está sugerindo vinho e café com sinapse. È o inverno brasileiro na serrania cearense. Ta dando 15 graus na madrugada.

Zangados
Quase apanhei, mas fui apenas mandado para a PQP porque caì na estupidez de chamar motociclista de motoqueiro. Aquele esculhamba este. Motociclista é casta. Os outros dalit.

Todos na mesma fogueira
O Conselho de Ética do Senado reúne-se hoje, 4 de agosto, ao vivo e em cores na tevê. É dia de conferir como vieram das férias do senadores.

Quintal de casa
O deputado Welington Landim anunciou o início das obras de Transposição de Águas do Rio São Francisco no Ceará. Os trabalhos já começaram em Brejo Santo e Mauriti.

Formigueiro
São 40 km de extensão dentro do estado do Ceará, a partir de Penaforte, divisa com Pernambuco. Somente de Mauriti são mais de 200 operários empregados na obra.

Saudosismo
Tem um jornal em Sobral chamado O Circular. Na edição No. 23 do Ano 4, de 15 de julho a 15 de agosto, o título do Editorial é: Que Saudade do ladrão de Galinha. Da série estupra, mas não mata.

Olho no lance
De 17 a 21 de agosto, missão da Fifa estará no Rio. Vem fazer uma sintonia fina nos projetos das cidades para a Copa de 2014.

Bola 7
Correios pela bola 7. O Supremo vai decidir se a iniciativa privada pode explorar o envio de encomendas quebrando o monopólio estatal. Podendo o Correios quebra. Os privados farão o filé. O Correios, a roça.

Efeito IPI
Alguns fabricantes de acessórios para a construção civil registraram recorde de vendas em junho, após leve recuperação em maio.

Efeito IPI II
E as montadoras, depois de baterem números históricos de vendas em junho, já prevêem novos recordes para o ano.

Efeito IPI III
No final de junho, o governo decidiu prorrogar a reduções dos impostos sobre veículos, pães, materiais de construção e eletrodomésticos.

Zé Dirceu blogou...
...“a posição de alguns senadores petistas contra Sarney não reflete o pensamento da bancada do PT no Senado”.

No episódio...
Sérgio Guerra, presidente nacional do PSDB, do seu lado, sabe que será difícil salvar Arthur Virgilio, no meio da guerra.


A turma do Sapé
Limoeiro do Norte tem um distrito chamado Sapé, onde o povo é de uma irreverência sem igual. Pra tudo eles tem uma resposta na ponta da língua. Mocinha nova passou na frente do Palácio Episcopal puxando uma vaca. Dom Aureliano Matos, o bispo estava na porta. Achou aquilo esquisito e quis saber pra onde ela levava a vaca. – É pra botar com o touro do seu Clodoaldo. O Bispo perguntou se na casa dela não tinha homem ao que a resposta digna de uma moça do Sapé aconteceu: - Tem, sim senhor, mas papai quer que bote é com touro mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário