Circo Escola

No próximo dia 21, a partir das 15h, ao mesmo tempo em que comemora 17 anos de atuação, o Circo Escola do Conjunto Palmeiras inaugura novo espaço do projeto. O espetáculo terá direito a palhaços, malabares, acrobacias, contorcionismo, entre outros números circenses apresentados pelas próprias crianças e adolescentes participantes do projeto. A tenda estará montada na Avenida Castelo de Castro, 2100, ao lado do Pólo ABC, no Conjunto Palmeiras.

O Circo Escola do Conjunto Palmeiras realiza, há 17 anos, atividades que somam às aulas de artes circenses ao acompanhamento e incentivo à educação das crianças e adolescentes. Antônia Marques, ex-participante do Circo Escola do Bom Jardim e atual coordenadora do projeto, afirma que o Circo possui um projeto pedagógico, em que são incentivadas as produções escritas pelos estudantes.

As atividades desenvolvidas pelo projeto são supervisionadas pelos educadores e pais, por meio de fichas de desempenho escolar. “Todo mês trabalhamos com um tema especifico. No dia que chamamos de “Culminância”, a comunidade visita o circo para assistir às apresentações de poesias, peças teatrais e paródias produzidas pelas crianças e adolescentes”. Antônia explica ainda a importância do novo espaço que será inaugurado, “o número de educandos está crescendo junto com os projetos, por isso, esse espaço, que é maior, vai nos ajudar a continuar nosso trabalho”.

Os jovens que foram alunos do Circo, geralmente, continuam trabalhando na área, seja como educadores do projeto ou engajados em circos e trabalhos em eventos lúdicos para crianças. Porém, a coordenadora da iniciativa destaca que o objetivo do Circo Escola não é formar profissionais circenses. “Não somos uma escola que forma profissionais nas artes, nosso projeto pretende cuidar da educação de crianças e adolescentes”.

O Circo Escola do Conjunto Palmeiras é gerido pelo Conselho Comunitário dos Moradores do Parque Santa Cecília, no Grande Bom Jardim. O Conselho alcançou, através de edital do Governo do Estado, a responsabilidade de cuidar das escolas circenses do Conjunto Palmeiras e do Bom Jardim. O Circo Escola possui também uma parceria com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Governo do Estado (STDS).

2 comentários:

  1. Sou Antonia Marques atual coordenadora do Circo Escola Palmeiras
    Adoooro esse projeto, ajudou muito no meu crescimento profissional, em Janeiro apresento minha monografia relatando minha experiência no Circo Escola.

    ResponderExcluir
  2. Antonia,
    bom dia.
    Quando eu era menino lá em Sobral, tinha um pé de benjamim na porta da casa de Pai Vovo Pompeu, marido de Mãe Vovó Petronilha, A Racista. Pois bem; tinha uns galhos bacanas e eu vivia sonhando em seu trapezista, principalmente depois que o Circo Garcia passou e o Circo Nerino ficou bem uns dois meses na cidade. Não deu certo. Tivesse esse circo que ajudou a voce, quem sabe...

    ResponderExcluir