Cid reconhece motivos para prefeitos reclamarem

Governador também pede paciência ao prefeito Manoel Santana

O governador Cid Gomes admitiu que o Cariri reclama, com justiça, maior atenção do seu governo. O reconhecimento foi na solenidade de instalação , ontem, do projeto "Governo do Estado do Ceará na Minha Cidade" , em Juazeiro, já numa segunda rodada. Ele afirmou que já esteve com o governo itinerante em todas as cidades da região e, vez por outra, sobrevoa obras que está construindo em diversos municípios quando não pode ir pessoalmente.

Cid Gomes voltou a dar uma palavra de apoio ao prefeito de Juazeiro Manoel Santana, pedindo "paciência" e apostando que ele será "o maior prefeito da história juazeirense".
O tema central foi habitação, mas Cid não se furtou em responder a outras perguntas populares e até disse o que considerou "espírito de porco" quando abriu a ExpoCrato deste ano. "Pensei em dar de presente um novo parque para a exposição, pois o atual é antigo e acanhado. Imaginei que estivesse agradando, mas me surpreendi com a discórdia", confessou acrescentando respeitar as opiniões das pessoas. "Fiquei indignado com um espírito de porco que foi dizer que eu ia tirar a exposição do Crato para Juazeiro. Como há uma disputa interna, ficaram contra a ideia", vaticinou.
O governador esclareceu ter pedido para que fosse formada uma comissão e olhou para trás cobrando a mesma do prefeito Samuel Araripe e ouviu a resposta de que estavam sendo mantidos contatos. "A decisão está nas mãos do Crato. Se quiser um novo parque de exposição, vão ter. Do contrário, paciência!", encerrou o assunto Cid Gomes. Compareceram apenas três deputados estaduais: Wellington Landim, Ana Paula Cruz e Sineval Roque.
O encontro foi aberto com a assinatura de uma série de parcerias e convênios com prefeituras da região, sendo a maioria na área social e com a primeira dama do Ceará, Maria Célia Habib. São ações voltadas para o Creas (Centro de Referência em Assistência Social) e os programas Primeiro Passo, Estação Família, Criando Oportunidades e Bibliotecas Rurais para o incentivo à leitura no campo. Todavia não faltaram iniciativas no setor agropecuário como o programa do leite, modernização de casas de farinha, piscicultura, arborização e outros.

»Pesquisa. A primeira dama entregou aos prefeitos que estiveram presentes uma cópia das duas pesquisas lançadas durante o governo itinerante. “As pessoas com deficiência e o mercado de trabalho no Ceará:um olhar multifocal” e “A pessoa idosa no Ceará: características das pessoas com mais de 60 anos”. As pesquisas apresentam estudos quanti-qualitativos da realidade social e laboral desses dois segmentos.

»Ronda em Crato. Sobre o Aeroporto Regional do Cariri, Cid falou que o novo terminal terá capacidade para 300 mil passageiros por ano, mas já com possibilidade de novas ampliações. Ele questionou uma pergunta que apresentava a necessidade de quatro delegacias para Juazeiro, mas recuou ao saber que são 35 em Fortaleza.

O governador prometeu para este mês a assinatura da ordem de serviço com vistas à construção do trecho da Rodovia Padre Cícero entre Caririaçu e a BR-230 que pretende ver concluído até o final do próximo ano. Segundo disse, vai encurtar em 90 Km o trajeto entre o Cariri e a capital cearense. Falou ainda ter ouvido do prefeito Manoel Santana a meta de construir quatro mil casas populares diante de um déficit de oito mil moradias. Trata-se de parcerias com o Estado e a União, através do Projeto "Minha Casa, Minha Vida".

Nenhum comentário:

Postar um comentário