Cesar Rocha lança Cartas a um Jovem Juiz -

Cada processo hospeda uma vida
O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Cesar Asfor Rocha, lançou, nesta segunda-feira (24), no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), o livro Cartas a um Jovem Juiz – Cada processo hospeda uma vida, dedicado a todos os magistrados brasileiros. Em linguagem simples, o livro apresenta tópicos como “o juiz e a função de julgar”, “o juiz e as expectativas da sociedade”, assim como a figura do magistrado diante do Ministério Público, a política e os políticos frente aos advogados.

Entre os 15 temas abordados, está o do relacionamento do juiz com a imprensa, em que Cesar Rocha enfatiza que aquele precisa “estar preparado para o contato direto com os jornalistas, cujas características profissionais são bastante incomuns, devendo o jornalista ser visto como um público em si mesmo, com significado duplo: ao mesmo tempo em que é fim, é também meio para atingir os demais públicos”.

Em seu livro, Cesar Rocha recomenda aos juízes que é “indispensável” atender aos jornalistas. “Fugir do contato é a alternativa menos aconselhável, podendo implicar a perda de espaço para a divulgação do próprio Judiciário, ou o risco de não veicular o ângulo da instituição em crise que a envolve.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário