Brasil e China discutem combate à pobreza

Seminário promovido pelo IPC-IG e realizado no Ipea reunirá na segunda-feira autoridades dos dois países

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) receberá em Brasília nesta segunda-feira, dia 24, autoridades da China e do Brasil para um seminário aberto ao público. O evento China-Brasil: Compartilhando Experiências em Proteção Social é promovido pelo Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo (IPC-IG, órgão ligado ao PNUD, das Nações Unidas) e tem o apoio do Ipea. Ele começa às 10h e termina às 12h30, no auditório do Instituto (SBS, Qd. 1, Bl. J, Ed. BNDES, subsolo).

Representantes do governo chinês vão discursar sobre estratégias de redução da pobreza na China, o país onde o Índice de Desenvolvimento Humano mais cresce no mundo e que, nos últimos anos, mostra um ritmo de crescimento econômico intenso. Entre 1990 e 2005, a proporção de chineses que viviam com menos de US$ 1 por dia caiu dramaticamente, de 60% para 16%, segundo a ONU. No mesmo período, o índice brasileiro saiu de 15% para 7,8%.

O diretor do Escritório para o Alívio da Pobreza e Desenvolvimento da Região Autônoma da Mongólia Interior, Cui Guozhu, falará sobre os programas nas áreas rurais, um dos destaques da China. O funcionamento de programas brasileiros, como o Bolsa Família, será explicado pelo diretor de Estudos Sociais do Ipea, Jorge Abrahão.

Além deles, participam do seminário Liu Qiu, secretário-geral adjunto do governo popular da província de Anhui, Zhu Qingqiao, encarregado de negócios interino da embaixada da China no Brasil, Mário Lisboa Theodoro, diretor de Cooperação e Desenvolvimento do Ipea, e Rita Bered de Curtis, da Divisão de Temas Sociais do Itamaraty, entre outros. A programação inteira do seminário e mais informações sobre o evento podem ser encontradas no site do IPC-IG. A entrada é franca, mas as inscrições se encerram nesta sexta-feira, dia 21.

A discussão é boa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário