Ano da França

Le Temps des Guinguettes traz
comemorações do Ano da França para o Ceará
Em agosto, um pedacinho da França chegará ao Ceará. Parte do quadro de eventos comemorativos do Ano da França no Brasil, a Associação Francesa no Ceará (AFC) e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), vão trazer uma manifestação legítima da cultura francesa do fim do século XIX e início do século XX, através do projeto Le Temps des Guinguettes. Durante cinco dias os cearenses poderão ver, ouvir e sentir a cultura francesa em espetáculos musicais e audiovisuais, artesanato e culinária franco-cearenses.

O evento acontecerá de 14 a 16 de agosto em Fortaleza e depois sobe a serra, levando todo o clima francês para o friozinho de Guaramiranga nos dias 28 e 29. Durante três dias em Fortaleza, no Náutico Atlético Cearense, o público poderá visitar e contemplar os charmosos e populares bares franceses conhecidos como Guinguettes e degustar diversas iguarias francesas ao som de um rico repertório musical com direito a acordeonistas, danças e melodias famosas da França em um verdadeiro intercâmbio cultural.

Sob a curadoria da cantora francesa residente em Fortaleza Zizi Barnier, que também é presidente da AFC, haverá ainda a exposição e venda de artesanato, pinturas, gravuras, caricaturas, e dos mais variados artigos franco-cearenses. Para relembrar ainda mais a atmosfera francesa, serão exibidos em telões vídeos sobre a França e o Ceará .

Le Temps des Guinguettes busca reunir famílias cearenses, turistas e demais apreciadores em um resgate da cultura francesa, incluindo oficialmente o Ceará no roteiro de projetos Ano da França no Brasil. No total 16 estandes, dos quais nove representarão as Guinguettes (bares e restaurantes franceses), com pratos típicos preparados por franceses e cearenses conhecidos e desconhecidos, e artigos confeccionados por artesãos locais que, por meio da iniciativa, terão a oportunidade de mostrar seu talento aos visitantes.


SERVIÇO
Les Temps des Guinguettes - Informações: (85) 3246.2708

Dias 14, 15, 16 de agosto de 2009 em Fortaleza
Náutico Atlético Cearense (Av. Abolição 2727 - Meireles)
Horário de abertura: 18h00
Show de Zizi Barnier: 21h00

Dias 28 e 29 de agosto de 2009 em Guaramiranga
Praça Central
Horário de abertura: 18h00
Apresentação dos acordeonistas: 18h30
Show de Zizi Barnier: 21h00

Penso eu: Bem poderiam chamar um bocado de frances pra cá e ensinar como se trata os outros.

Um comentário:

  1. Qual a quantidade de convite por pessoa? o telefone informado não atende e no Nautico a única informação é que a entrega de convites será a partir das 15:00h,
    Gabriela Alenca

    ResponderExcluir