Aniversário



Quixeramobim completa hoje 220 anos de emancipaçãso politica. Foi o nono municipio ceaense a ser oficializado.
Os primeiros civilizados que penetraram nas terras onde está localizado o município de Quixeramobim vieram de Aracati, em Segunda Mão, seguindo os cursos dos rios Jaguaribe e Banabuiú. Antes eram habitadas pelos índios Canindés, Quixerás e Jenipapos.
Em 1710 o português capitão Antonio Dias Ferreira comprou as terras que haviam sido concedidas em sesmarias pelo Capitão-mor Francisco Gil Ribeiro, governador da fortaleza de Nossa Senhora da Assunção e nela fundou a fazenda de Santo Antonio do Boqueirão em 1712.
Antonio Dias Ferreira situou fazenda de criação de gado bovino e nas proximidades de sua casa construiu uma pequena capela sob a invocação de Santo Antonio de Pádua e/ou de Lisboa.
Passados alguns anos, a capela foi substituída por uma igreja, em redor da qual cresceu o povoado que em 1789 passa a ser Vila do Campo Maior, instalando-se, assim o município.
A Vila Campo Maior, em 14 de agosto de 1856, adquiriu foros de cidade, com denominação de Quixeramobim, nome cuja origem tem várias versões com "água barrenta", "carne gorda", "pássaro verde".
Aspectos territoriais e geográficosQuixeramobim localiza-se, conforme divisão político-administrativa do IBGE,na microregião denominada Sertões de Quixeramobim, formada por sete municípios: Banabuiú, Boa Viagem, Ibaretama, Madalena, Choró, Quixadá e Quixeramobim.
Encravado, em termos climáticos, na Região Semi-árida, apresenta coordenadas geográficas com latitude de 5º11`57", longitude 39º17`34" e altitude da sede de 191,74m.O clima de Quixeramobim é salubre e quente, com temperatura máxima de 32º e mínima de 25º.
As terras, na maioria boas e de formação argilosa, são irrigadas pelos rios Banabuiú e Quixeramobim que, juntamente com outros de menor importância, formam apreciável bacia hidrográfica. As principais elevações são representadas pelas serras, dos Paulinos, Três Irmãos, Queimadas, Negrão, Urubú, Maria, Olho D`água, Santa Rita e Agreste.
Já houve várias divisões administrativas, sendo a atual composta dos seguintes distritos: Sede, São Miguel, Manituba, Passagem, Damião Carneiro, Encantado, Lacerda, Uruquê, Belém e Paus Brancos.
Segundo dados do último senso realizado, a população é de 56.697 habitantes, sendo 26.835 na zona urbana e 29.862 na zona rural.

Quanto a outras variações físico-naturais, o território de Quixeramobim apresenta:
* Solo com uso potencial para cultura do algodão, fruticultura e pecuária extensiva;
* Pluviometria média normal de 707,7mm, abaixo da média encontrada para o Estado;
* Temperatura média variável entre 25º a 32º C;
* Recursos hídricos formados por afluentes da Bacia do Jaguaribe;
* Disponibilidade de água constituída por cerca de 250 açudes públicos e privados de pequeno e médio porte;
* Lagoas e reservas subterrâneas de aqüifero cristalino;
* Reservas vegetais com maior predominância da caatinga arbustiva densa (65%), caatinga árborea (5%) e matas secas (30%).

Sua divisão geopolítica delimita-se ao norte com os municípios de Madalena e Canindé; ao sul com Senador Pompeu, Solonópole, Pedra Branca e Milhã; ao leste com os municípios de Quixadá, Banabuiú e Choró e a oeste com Boa Viagem.
O principal acesso a Quixeramobim partindo de Fortaleza é pela BR-116 até o km 75 quando alcança a BR-112. Nesta rodovia faz-se um percusso de 41km seguido de um trajeto pela CE-013 até alcançar Quixeramobim, distância de 83 km, passando pelo município de Quixadá. A distância total entre Quixeramobim e Fortaleza é de 203 km.

2 comentários:

  1. Caro Macário, digo mais. Quixeramobim é o centro georáfico do estado do Ceará. Um abraço. Seu amigo Stênio Saraiva, quixadaense puro sangue.

    ResponderExcluir
  2. Acho a cidade de Quixeramobim o maior charme. As vezes quando passo de passagem em minhas viajens de transferência de pacientes para Fortaleza (sou técnica de enfermagem), fico curtindo a idéia de um passeio à esta agradável cidade, cuja noite me atrai muito. Percebi que tem muitos atrativos.

    ResponderExcluir