Alunos de Juazeiro produzem 1.899

Cidade integra Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente

Os Municípios de Juazeiro do Norte (no Cariri), Beberibe (no litoral leste do Ceará) e Jaguaruana (região do Vale do Jaguaribe) têm sido exemplos de sucesso do Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Peteca), desenvolvido em cerca de 50 cidades do Estado. Entre março e agosto deste ano, dezenas de escolas públicas destes municípios engajadas no Programa promoveram discussões sobre o tema em sala de aula e estimularam os estudantes a realizar diversas atividades junto à comunidade, que resultaram na produção de milhares de tarefas. Somente em Juazeiro do Norte, foram 1.899 tarefas realizadas pelos alunos entre literatura (955), artes visuais (367), artes cênicas (114) e composição (463). Em Beberibe foram produzidas 998 atividades e, em Jaguaruana, 540.

"Os números revelam que os educadores destes municípios realizaram um trabalho excepcional", avalia o procurador do Trabalho Antonio de Oliveira Lima, coordenador regional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente e um dos coordenadores estaduais do Peteca. Segundo Antonio de Oliveira Lima, havia sido estabelecida como meta a produção de pelo menos quatro trabalhos por escola, o que foi bastante superado nos três municípios citados.

Em Beberibe, os 998 trabalhos se dividiram na produção de contos (85), poesias de cordel (231), histórias em quadrinho (144), pinturas ou desenhos (320), fotomontagens (56), esquetes teatrais (23), músicas (42) e paródias (97). Em Jaguaruana, as 540 atividades se distribuíram entre literatura (103), artes visuais (276), artes cênicas (58) e composição (103).

O Programa foi lançado em outubro do ano passado, em Fortaleza, com a capacitação de 82 coordenadores pedagógicos municipais de cerca de 50 municípios. A iniciativa do Peteca é fruto da parceria entre o Ministério Público do Trabalho (MPT), Universidade Federal do Ceará (UFC) e União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-Ceará). Os professores das diversas escolas foram capacitados sobre o tema trabalho infantil e receberam materiais didáticos relativos ao Peteca.

Só nestas três cidades foram atendidos 10.060 alunos (Juazeiro do Norte, 5.517; Beberibe, 2.480 e Jaguaruana, 2.063). Os coordenadores pedagógicos municipais do Peteca em Beberibe, Marcelino Luís da Silva e Cleiton Pereira da Silva, avaliaram como pontos positivos a excelente qualidade do material didático produzido para o Programa, o elevado nível dos palestrantes e a relevância das informações levadas aos participantes. Eles ainda lamentaram que o forte inverno deste ano tenha dificultado os trabalhos em algumas localidades e que o material tenha sido insuficiente para atender ainda mais satisfatoriamente à demanda. Além das tarefas escolares, eles destacaram que os estudantes realizaram pesquisas na comunidade em torno do tema, promoveram uma caminhada pela erradicação do trabalho infantil (no mês de junho), seminários e, com o apoio dos professores, até produziram um blog relativo ao Peteca na Cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário