SALMITO DEFENDE PROJETO DE

Presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, o vereador Salmito Filho (PT) ressaltou durante a sessão da Casa, a atuação dos vereadores que formam a comissão especial para tratar do aproveitamento da areia que será retirada com a construção do “calado” do Porto do Mucuripe. Junto com a comissão, ele esteve ontem à noite com o governador Cid Gomes (PSB), discutindo a viabilidade do projeto.

Durante a conversa, conforme relato do presidente Salmito, Cid ligou para o ministro dos Portos Pedro Brito, ocasião em que este conheceu detalhes técnicos do projeto. O governador sugeriu ainda que fosse feita uma consulta ao Ibama, sobre a legalidade do projeto.

A iniciativa do governo Lula de aumentar a capacidade do Porto do Mucuripe, transformando-o em porta de comunicação com o resto do mundo, fez com que um grupo de vereadores de Fortaleza pensasse em aproveitar a areia limpa para engordar a faixa de areia da Beira Mar.

A comissão especial, observou Salmito, já esteve com o presidente da Companhia Docas do Ceará, ex-vereador Sérgio Novais, e com os secretários de Turismo do Estado, Bismarck Maia, e de Esportes, Ferrucio Feitosa. Terça-feira passada, à noite, foi a vez de uma audiência com o governador Cid Gomes.

O maior desafio, agora, é que a comissão procure o Ibama, que trata das licenças no que diz respeito ao meio ambiente. “Assim, considero que os vereadores vão avançar e, quem sabe, conquistar essa ampliação da orla da Beira Mar”, disse. Os vereadores da comissão, em data a ser definida, vão pedir ao Ibama uma parecer técnico sobre o aproveitamento da areia.

Salmito Filho fez questão de destacar o empenho dos vereadores Luciram Girão, presidente da comissão, Marcelo Mendes, relator, Roberto Mesquita, Iraguassú Teixeira, Gelson Ferraz (substitui Eliane Novais), e Joaquim Rocha, presidente da comissão de meio ambiente. “Esses vereadores tiveram a iniciativa de aproveitar e aumentar o espaço da Beira Mar”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário