Deu no Jornal O Estado

Re-estruturação do Dnocs: servidores agem no NE em defesa de projeto
O referido GT, é constituído pelo Secretário-geral, pelo Coordenador Jurídico, Coordenadores de Departamentos do Meio Ambiente e por representantes dos estados do Ceará...
O Departamento Nacional de Obras Contra Secas – Dnocs, não pode passar o ano do seu Centenário sem que seja aprovado, um projeto sério e definitivo para a sua reestruturação. Com esse objetivo, os servidores do Dnocs do Ceará, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Bahia e Minas Gerais, estão sendo mobilizados pela Confederação Nacional de Trabalhadores do Serviço Público Federal – Condsef, em torno de uma Minuta de Projeto, preparada pelo Grupo de Trabalho/Dnocs, especialmente criado com essa finalidade. O referido GT, é constituído pelo Secretário-geral, pelo Coordenador Jurídico, Coordenadores de Departamentos do Meio Ambiente e por representantes dos estados do Ceará, Pernambuco e Paraíba, para consolidar as ações de apoio ao Projeto.

Com esse objetivo, representantes dos servidores estiveram, com o deputado Domingos Filho (PMDB), presidente da AL, como primeiro passo dado no sentido de atrair apoios importantes em todo o Nordeste. No caso da ALCE, vale lembrar que o presidente Domingos Filho tem se revelado um firme defensor de um Dnocs reformulado e fortalecido. O mesmo apelo será feito a todos os governadores e presidentes da Assembleias Legislativas do NE.

O GT/Dnocs elaborou, para o Ceará, um calendário de eventos, iniciado no dia 19/06, e que se prolongará até o dia 10 de outubro, com destaque para audiências públicas em municípios como Fortaleza, Morada Nova, Orós, Sobral, Crato e Pentecoste, com a participação de outros municípios onde é muito forte a presença direta ou indireta do Dnocs e seus projetos. Para esses eventos, o GT/Dnocs pretende mobilizar, se possível, toda a bancada federal do Ceará, o mesmo ocorrendo em relação aos demais estados da área de ação do Dnocs.

Segundo os membros do GT e da Condsef, embora o Projeto de Reestruturação seja amplo, o centro da atenções dos servidores é impedir o que está sendo antecipado, ou seja, que o DNOCS, em vez de simples executor de projetos do PAC e outras origens, assuma o seu verdadeiro papel, de elaborador e planejador, em que foi destaque por muitas décadas, com o que concorreu definitivamente para impedir os efeitos deletérios das secas, além de implantar projetos que ainda hoje mostram eficiência técnica e competência onde se fazem presentes.

Penso eu: Enquanto o DNOCS estiver dirigido por Elias Fernandes e Cristina Peleteiro seu destino é o fim. O deputado Guimarães sabe disso e até chegou a dizer para a servidora Ana, ativista do Grupo: Assim que passar a onda, o DNOCS acaba. Com ele junto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário