Baitolagem

Esta matéria é, na íntegra, do Boletim da Prefeitura de Fortaleza


FORTALEZA DIZ NÃO AO PRECONCEITO COM A X PARADA DA DIVERSIDADE SEXUAL


Dia 28 de junho é Dia Municipal da Consciência Homossexual. É dia também de Fortaleza se cobrir com as cores da diversidade e mostrar que defende direitos humanos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais. Trata-se da já tradicional Parada pela Diversidade Sexual do Ceará, que este ano chega à sua décima edição. Como de costume, o evento ocorre na Avenida Beira-Mar, a partir das 13h.

Sete trios elétricos devem animar a festa, para a qual são esperadas cerca de 1 milhão de pessoas superando as 800 mil pessoas do ano passado. Devido ao público que reúne, a Parada que ocorre em Fortaleza é considerada a segunda maior do País. A concentração ocorre às 13h, em frente à Barraca do Joca, de onde o desfile segue, a partir das 15h, em direção ao aterro da Praia de Iracema.

Segurança - Para garantir a diversão com segurança, o evento contará com 200 guardas municipais e 400 policiais militares, divididos ao longo do trajeto dos trios. Apesar disso, é recomendável deixar o carro em casa e levar para o local apenas os objetos necessários.

Trânsito - A Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania de Fortaleza (AMC) garantiu apoio ao evento. Em virtude da greve dos agentes de trânsito da Autarquia, foi firmada parceira com o Governo do Estado, que disponibilizará agentes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE) e da Companhia de Policiamento Rodoviário (CPRV) para executarem bloqueios e controle de trânsito, de acordo como que foi previamente planejado pela AMC.

O bloqueio das vias começa às 15h, em dois pontos: na Avenida Beira Mar, da Rua Osvaldo Cruz até a Barão de Studart, e nos cruzamentos das avenidas Desembargador Moreira com Abolição. A partir do deslocamento do cortejo, também será interditada a Avenida Historiador Raimundo Girão (entre a Barão de Studart e Ildefonso Albano, na Praia de Iracema, local da concentração final).

Transporte - A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) disponibilizou 52 ônibus extras que devem sair dos terminais, entre 6h e 23h, a partir do aumento do fluxo de passageiros nas linhas. Serão dez carros concentrados no Terminal do Papicu, quatro em Messejana, 16 na Parangaba, três partindo do Terminal da Lagoa, nove do Siqueira, oito do Antônio Bezerra e dois do Conjunto Ceará. Outro motivo para ir à Parada pela Diversidade de ônibus é a Tarifa Social, que barateia a passagem todos os domingos para R$ 1,20 a inteira e R $0,60 a meia passagem.

A X Parada pela Diversidade Sexual do Ceará é promovida pelo Grupo de Resistência Asa Branca (Grab), em parceria com associações, fóruns e ONGs que atuam na defesa de direitos humanos. Conta com apoio da Prefeitura de Fortaleza, Governo do Estado e Governo Federal. O tema da Parada deste ano é 1969...79...89...99...2009...A Luta pelo Direitos LGBTT Continua”. Os números fazem referência à rebelião de homossexuais contra uma investida da polícia no bar Stonewall, em Nova Iorque, em 1969. Essa data é um marco da luta pelos direitos civis do movimento LGBTT.

Dia 28 de junho Em Fortaleza, é o Dia Municipal da Consciência Homossexual por conta da Lei nº. 8.626, de 2002, proposta pela então vereadora Luizianne Lins, com o apoio dos movimentos sociais pela diversidade.

Exemplo das políticas do Município na área é o direito que os servidores municipais homossexuais têm de incluir seus companheiros como beneficiários da previdência municipal, de acordo com a Lei n° 9136/2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário