O brasileiro Hélio Castroneves conquistou neste domingo a 93ª edição das 500 milhas de Indianápolis pela terceira vez na carreira e acabou de vez com o drama pessoal que viveu nos últimos meses, quando lutou pela absolvição de acusações de evasão de divisas e sonegação de impostos nos Estados Unidos. O piloto se livrou dos tribunais e pôde retornar à carreira com vitória.
Dan Wheldon foi o segundo colocado, seguido por Danica Patrick, que obteve o melhor desempenho de uma mulher nas 93 edições da corrida, em Indianápolis. Após o triunfo, o brasileiro agradeceu a família, os mecânicos, os engenheiros e desabafou emocionado. "Este é o melhor mês de maio que eu já vivi".

Com a vitória, o Brasil chegou ao sexto título da tradicional prova norte-americana. Castroneves agora é o maior vencedor, seguido de Emerson Fittipaldi (1989 e 1993) e Gil de Ferran (2003).

Castroneves conquistou a pole pela terceira vez em Indianápolis, com 2min40s0967 no total das quatro voltas, e conseguiu vantagem de 0s5573 sobre Ryan Briscoe, garantindo a dobradinha da Penske. Castroneves, já havia vencido Indianápolis em 2001 e 2002.

O imbróglio judicial, que poderia resultar em prisão por pelo menos seis anos, deixou o piloto da Penske fora da primeira prova da temporada 2009 da Fórmula Indy, em St. Petersburg. Sem competir desde dezembro do ano passado, Castroneves deu sinais de recuperação na etapa seguinte, em Long Beach, quando já estava livre para correr.

O brasileiro terminou a segunda etapa da categoria na sétima colocação. Em seguida, após grande recuperação no circuito oval do Kansas, ele foi ainda mais brilhante com a segunda posição e conquistou o seu primeiro pódio na temporada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário