Deu no Jornal Diário do Nordeste



COPA 2014
Plano é discutido, mas sem detalhes

Governo do Estado e Prefeitura elencam plano de investimentos para a Copa 2014 no Ceará, mas preferem não divulgá-lo

´Um trabalho impecável´, foi assim que o governador do Estado, Cid Gomes, classificou os esforços dos governos Estadual e Municipal para receber a Copa do Mundo de 2014, ontem, após uma reunião com a prefeita Luizianne Lins e os secretariados das duas administrações.

O encontro serviu para a apresentar o plano de investimentos a ser posto em prática — bem como suas prioridades —, caso a Capital cearense seja anunciada pela Fifa, no próximo domingo, 31, como uma das doze sub-sedes da Copa do Mundo brasileira.

Em entrevista coletiva cedida após a reunião realizada na residência oficial do Governo do Estado, Cid e Luizianne explicaram que o momento era de ´cautela e humildade´, pois o anúncio das cidades brasileiras escolhidas ainda não aconteceu. Por conta disso, não teriam como anunciar, tampouco detalhar quais os primeiros passos que os governos Estadual e Municipal darão após o anúncio da Fifa.

Portanto, apenas após a confirmação de Fortaleza como uma das sub-sedes é que o plano discutido ontem pelos governos será amplamente divulgado para o público. Entretanto, o governador colocou a mobilidade urbana como a prioridade dos investimentos.

´Após o anúncio das cidades escolhidas, o presidente Lula vai chamar os governantes dessas capitais para discutir o PAC da Copa, que será concentrado na questão da mobilidade urbana´, explicou o governador Cid Gomes.

Outro ponto que Cid elencou foi a necessidade de ampliação do potencial turístico local, com a readequação do Aeroporto Internacional Pinto Martins e a criação do cais de passageiros para o Porto do Mucuripe. ´Podemos ser o principal ponto de afluência para a Copa e boa parte dos turistas pode vir de navio´, disse.

Tanto o governador como a prefeita reiteraram que o valor dos investimentos em infraestrutura permanece em torno de R$ 8,5 a 9 bilhões, mas que apenas cerca de R$ 3,5 bilhões desses recursos terão demanda exclusiva para a Copa.

Presidente Vargas

A prefeita Luizianne Lins informou que o processo de licitação para as obras no PV deve ter início no próximo em junho. ´A idéia é que entre a licitação e o projeto concluído, a gente tenha um período de onze meses´.

Nenhum comentário:

Postar um comentário