DEDÉ DISCUTE NO CUMBUCO PROJETO QUE REGULAMENTA DO BUGGY-TURISMO NO CE

O deputado estadual Dedé Teixeira (PT) discute com os bugueiros de Caucaia nesta quinta-feira, 28, às 16 horas, em reunião no Centro de Apoio ao Turismo do Cumbuco, o Projeto de Indicação 52/2009, de autoria do parlamentar, que autoriza o Executivo Estadual a disciplinar as permissões administrativas para realização do serviço especial de transporte especial denominado Buggy-Turismo no Estado do Ceará.
A reunião precede a audiência pública que será realizada no mês que vem, por iniciativa do deputado petista. Na ocasião, Dedé vai explicar aos trabalhadores o processo de discussão que se dará em torno da necessidade de regulamentar a atividade do buggy-turismo no Ceará.
O encontro ficou definido na última quarta-feira, dia 20, quando representantes de duas cooperativas de bugueiros da praia do Cumbuco, em Caucaia, estiveram na Assembléia Legislativa. O deputado esteve com dirigentes e associados da Cooperativa Cearense dos Proprietários e Condutores de Veículos para Passeios Turísticos (Cooptur) e da Cooperativa dos Proprietários de Buggy do Cumbuco e Áreas Circunvizinhas (Coobuggy).
Naquele dia, o deputado explicou que o projeto apresentado se baseou em uma proposta anterior não aproveitada na Assembléia Legislativa do Ceará e na Lei 8.817, de 29 de março de 2006, do Estado do Rio Grande do Norte, que trata do assunto.
“Com o aumento do fluxo de investimentos turísticos no Ceará, aliado à nossa vocação e à perspectiva de Fortaleza vir a sediar a Copa do Mundo de Futebol, vimos a necessidade de regulamentar o exercício dessa atividade importante”, explicou o deputado. Segundo ele, em época de alta estação, mais de 1.200 veículos atuam na prestação desses serviços. Já Júlio Alves da Silva, da Cooptur, afirma existirem 780 bugueiros associados a entidades locais em todo o litoral cearense. Entretanto, o único município onde há uma lei municipal disciplinando a atividade é Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza. “Na alta estação, o único local onde não aumenta o número de bugueiros nessa época é em Caucaia, porque lá estamos organizados”, argumentou o cooperado.
Ainda no encontro, os bugueiros apontaram diferenças entre as realidades cearense e potiguar no exercício da atividade de buggy-turismo, e defenderam mudanças no projeto. Por sua vez, Dedé Teixeira disse que o objetivo inicial, já atingido, foi o de provocar um debate sério sobre a questão. “Vamos levantar todas as associações existentes no litoral para fazer uma grande discussão, que envolve a segurança dos turistas e o reconhecimento merecido dos bugueiros como classe trabalhadora”, declarou o parlamentar, que quer envolver o governo do estado, por meio da Setur, do Detran, da CPRV, da Procuradoria Geral e da Semace, na audiência pública que deverá ocorrer no mês de junho na Assembléia.
Em Caucaia, as entidades informam que a atividade do buggy-turismo emprega cerca de 1.000 pessoas direta e indiretamente, entre bugueiros, tabiqueiros (que exploram o esquibunda nas dunas), fotógrafos amadores, vendedores de camisas e de souvenirs, além dos passeios de jegue nas dunas, fora as famílias dos bugueiros. “Se a atividade do buggy-turismo fracassar, todo esse pessoal fica sem trabalho”, pontua Luís Carlos Rodrigues, da Cooptur. Para Júlio Alves da Silva, a atividade faz parte do cartão de visita do próprio município de Caucaia, onde os buggys credenciados são obrigados a utilizar a placa vermelha, a cor amarela e a portar a autorização da prefeitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário