Da Coluna de Papel do Jornal O Estado-CE.



Vitória-ES deve ganhar seleção brasileira NY-EUA 20 graus.
A cidade de Vitória optou por não entrar na concorrida disputa para sediar jogos da Copa do Mundo de 2014. Mesmo assim, a capital do Espírito Santo não só deve participar do Mundial como pode ganhar um papel de destaque na competição. Segundo informações da Folha de S. Paulo, lideranças capixabas se movimentam para transformar o estado na base da seleção brasileira durante o torneio."Nós não tínhamos estádio. Então, ele [Paulo Hartung, governador do Espírito Santo] viu que não dava para Vitória ser cidade-sede e fez a proposta para hospedar uma das seleções. Daí o Ricardo Teixeira afirmou: "Esse já ganhou o que queria"", afirmou o senador Gerson Camata (PMDB-ES).O curioso é que o nome da capital capixaba nunca havia sido cogitado anteriormente para ser a casa da seleção brasileira durante a Copa do Mundo de 2014. Quando este assunto entrava em pauta, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e até São Paulo surgiam como grandes favoritas.Além de receber a seleção brasileira, as cidades brasileiras brigam por outros papéis de destaque no Mundial. A abertura é pleiteada por São Paulo, Belo Horizonte e Brasília, enquanto o Rio de Janeiro possui praticamente a unanimidade das opiniões para sediar a grande final. A capital fluminense também sonha em receber o centro internacional de imprensa e ser a base da Fifa durante o Mundial, além de ter um papel de destaque na Copa das Confederações, que acontece em 2013.



“A humanidade está três uísques atrasada. Se todo mundo tomasse esses três uísques, não teria tantos problemas.”

Humphrey Bogart, ator.


Pensando longe (Nota da foto)
´´A Copa de 2014 está ainda longe, mas precisamos nos preparar desde já com o planejamento estratégico para aproveitar bem as oportunidades. Aliás, o futebol tem tudo a ver com o agronegócio: a bola é de couro, assim como as chuteiras; meias e uniformes são feitos de algodão ou seda; gramados são adubados e conduzidos agronomicamente; ingressos são de papel (feitos de árvores); todo mundo vai de carro, ônibus ou bicicleta equipados com pneus de borracha, e assim por diante. `´ Quem disse isso ai foi o senhor Roberto Rodrigues, ex Ministro da Agricultura no primeiro governo Lula.

Respostas
Algumas dessas respostas deverão ser dadas a partir deste domingo, quando a Fifa irá divulgar oficialmente as 12 escolhidas para sediar jogos da Copa de 2014.


Quem esta no jogo
Estão na disputa as cidades de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), Curitiba (PR), Brasília (DF), Goiânia (GO), Cuiabá (MT).


E mais…
Campo Grande(MS), Salvador(BA), Natal(RN), Recife(PE), Fortaleza(CE), Rio Branco(AC), Manaus(AM) e Belém(PA).Pra mim, sem chances,Rio Branco,Goiania,Campo Grande,Belem e Natal ou Florianopolis.


Vai dar rolo
Governadores, prefeitos, senadores e deputados atuaram nos últimas semanas para influenciar na escolha das cidades-sedes para a Copa de 2014.


Em Brasilia
Sobretudo, em Brasília, já está claro quais capitais irão ou não abrigar as partidas do Mundial. No próximo domingo, a Fifa anunciará as 12 escolhidas entre as 17 concorrentes.


Virou politicagem
Com as maiores bancadas na Câmara e no Senado, o PMDB é o partido que mantém melhor trânsito na CBF. Em segundo lugar vem o PSDB, cujo político mais próximo de Ricardo Teixeira é o governador de Minas Gerais, Aécio Neves.


Quem viver vera
Líder peemedebista na Câmara, o deputado Henrique Eduardo Alves (RN) tem certeza de que Natal será uma das cidades escolhidas para sede.


Nem buli,disse Alves
"Eu sei que Natal tem tudo para entrar. Nosso projeto convenceu a Fifa", disse Alves, que nos anos 80 chegou a fazer parte da CBF como dirigente. "Mas não influenciei em nada."


Tem cala-boca
Em relação às cidades que ficarão fora da lista da Fifa, o líder do PMDB na Câmara afirmou que a CBF já tem planejado uma forma de compensação. "Essas cidades vão abrigar as delegações das seleções, onde serão realizados diversos eventos da Fifa", comentou Alves.


Medo
Quando a mundiça politica mete o bedelho numa coisa desse nivel e ainda mais com essa liderançazinha do PMDB no meio...sei não. A mim fede a carne podre.

A Copa do celular
Olhando o cenário em condições no mínimo futuristas, podemos pensar da ou para a Copa do Mundo em 2014 uma copa de celulares, se daqui pra la não inventarem coisa mais moderna.

Ouvindo estrelas
Para a jornalista, profa.da PUC-SP e pesquisadora em hipermídia, Pollyana Ferrari, idealizadora do coletivo www.remixnarrativo.blogspot.com , em 2014, teremos uma Web com cenário híbrido para a Copa do Mundo no Brasil. “Vou explicar melhor: de um lado o velho Galvão Bueno, transmitindo os últimos lances, já num padrão HDTV, mas com o mesmo linguajar de 2007, com a companheira Fátima Bernardes e seus trigêmeos (já jovens), que poderão entrar no gramado do Maracanã, durante a entrada ao vivo da mãe-musa do futebol brasileiro global. Em contrapartida, pessoas comuns poderão retransmitir eventos em tempo real e com qualidade de TV digital para o público em geral ou para um grupo específico. Acredito que o celular será o grande formato da Copa. Imagina que qualidade de celular teremos em 2014? Cada espectador, nas diversas arquibancadas dos estádios brasileiros, poderá ser comparado aos “detentores de transmissões especiais”, que em 2014, especula-se que a Record, do Bispo, terá comprado o direito de transmissão exclusiva. Não podemos esquecer dos blogs, formato que deverá estar mais do que adotado pela grande mídia, da força de patrocinadores como a Nike, que vislumbram muitos SMS, vídeos e estádios/comerciais no país de Pelé. A última Copa foi a Copa dos blogs, pois em 2014 será a Copa do José, do Raimundo, do Luís, da Maria. A Copa dos anônimos.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário