Hoje na Camara de Fortaleza

METROFOR DEVE SER ENTREGUE

À POPULAÇÃO EM 2010

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou hoje, 27, uma audiência pública para debater os dez anos da Companhia Cearense de Transporte Metropolitano (Metrofor) e seu projeto para a área central de Fortaleza. A iniciativa foi do vereador Leonelzinho Alencar (PTdoB) que, na tribuna, destacou a importância do Metrofor como uma solução para a situação caótica do trânsito de Fortaleza.

O primeiro estágio do Metrô, a Linha Sul, se estende por 24 km em via dupla, sendo 18 km em superfície, 3,8 km de trecho subterrâneo e 2,2 km elevados. Cerca de 65% das obras civis da linha já estão prontas, com conclusão prevista para 2010. Os trabalhos estão orçados em R$ 1,4 bi. O segundo estágio do Metrô será a Linha Oeste, com 19 km em via dupla e o terceiro estágio complementará os anteriores, integrando o município de Maranguape.

Leonelzinho destacou que o número de usuários de trem em Fortaleza pulará dos 23 mil atuais para 350 mil passageiros. “Como membro da Comissão de Transporte dessa Casa, é importante que saibamos os detalhes desse projeto. O Metrofor é uma criança que tem que nascer e não tem mais como esperar”, declarou.

Na ocasião, o diretor presidente do Metrofor, Rômulo dos Santos Fortes apresentou uma série de transparências sobre os estudos feitos nos últimos trinta anos sobre a implantação de um sistema metroviário em Fortaleza. “Muito antes da criação do Metrofor, esses estudos já existiam. Portanto, não se faz uma obra que custa R$ 1,5 bilhão de reais aos cofres públicos sem planejamento”, ressaltou.

Para Rômulo dos Santos, o metrô de Fortaleza vai solucionar o transporte de massa dos corredores norte e sul da Região Metropolitana da Capital, proporcionando o atendimento da maioria da demanda do transporte público de passageiros. Além de Fortaleza, serão beneficiadas as populações dos municípios de Caucaia, Maracanaú, Maranguape e Pacatuba, onde se concentra a maior parte dos conjuntos habitacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário