Da coluna de Papel do Jornal O Estado



Os cem primeiros dias de Obama: veja as promessas já cumpridas
Algumas foram mantidas, poucas foram quebradas, mas a imensa maioria está em andamento: em 100 dias na Casa Branca, o presidente Barack Obama não pôde realizar senão uma parte de suas promessas de campanha. Segundo o "Obameter", um quadro com mais de 500 promessas eleitorais acompanhado em tempo real pelo jornal St. Petersburg Times no site "politifact.com", o presidente manteve 27 promessas e quebrou seis. Seguem as principais: AS PROMESSAS MANTIDAS- Ordem dada ao exército de se retirar do Iraque. - Envio de duas brigadas suplementares ao Afeganistão.
- Pronunciamento de um discurso "diante de um grande fórum muçulmano": feito diante do parlamento turco no dia 6 de abril. - Fim das restrições ao envio de dinheiro e a viagens dos cidadãos cubano-americanos a Cuba.- Criação de um fundo de prevenção das execuções hipotecárias. Custo previsto: 75 bilhões de dólares.- Autorizar a pesquisa sobre células-tronco embrionárias.- Nomear Republicanos para o governo.- Dar um cachorrinho às filhas, Malia e Sasha.AS PROMESSAS QUEBRADAS - Reconhecimento do genocídio armênio.- Criação de uma isenção de impostos de 3.000 dólares para as empresas que criam empregos. - Impedir "lobbyistas" de trabalhar para o governo.AS PROMESSAS EM CURSO- Fechamento da prisão de Guantanamo no mais tardar no início de 2010. - Abolição da tortura. - Abolição dos centros de detenção secretos no exterior.- Redução dos arsenais nucleares.- Dobrar a ajuda ao desenvolvimento a 50 bilhões de dólares até 2012. - Abolição das reduções fiscais concedidas pelo governo Bush aos que tenham rendimentos superiores a 250.000 dólares por ano. Amanhã Obama completa seus primeiros 100 dias de Governo.

A frase: “Jogador tem que ser completo como o pato, que é um bicho aquático e gramático.” Vicente Matheus, eterno presidente do Corinthians

Bode na estrada (Nota da foto)

Revoltados com as péssimas condições da CE-060 que liga Barbalha a Jardim, motoristas e usuários das duas cidades fecharam a rodovia na entrada do balneário do Caldas por quatro horas. Atearam fogo em pneus, fecharam a estrada com dezenas de topiques e só liberaram a rodovia após receber do Departamento de Estradas e Rodagens – DER, a promessa de começar uma operação “tapa buracos” dentro de 15 dias.

Olhando o relógio
O Prefeito Esmerino Arruda dá uma geral no coração em Cleveland. Faz isso todo começo de ano, mas agora, com a Prefeitura teve que esperar um pouco.

Zelando o paizão
Com Esmerino foi a primeira Dama Carmem Arruda, que fez aniversário no domingo americano e o deputado Gony Arruda licenciado por uma semaninha pra cuidar do paipai.

Estradas findas
Deputados estaduais não param de chorar pelo estado das estradas no Ceará. Federais e estaduais, muitas delas estão acabadas dizem os que vêm da Zona Norte e do Cariri.

Clamor em Fortaleza
E não foram as chuvas, não. Foi coisa de serviço porco mesmo. O que tem de rua e avenida de Fortaleza esburacada em asfaltos recém implantados é um despotismo.

Faltou o Macacos
O Rio Macacos, que nasce em Santa Quitéria e se junta ao Acaraú para formar a antiga Entre Rios, hoje Macaraú, poderia já ter sido barrado.

A história
Há uma velha reivindicação de um açude garroteando o Macacos ainda em Santa Quitéria. O Prefeito Thomaz Figueiredo até lembra; em 85, ao fim da obra do Edson Queiroz foi feita a licitação que uma briga da Andrade Gutierrez com a Galvão, não deixou o DNOCS tocar o açude.

Calamidade
Foi triste ver o prefeito Cristino, de Sobral, na TV pedindo pro povo ajudar com leite, colchões e lençóis para os desabrigados do Rio Acarau que inundou a cidade. Tem a ver.

Festa do Chico Auto
O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura completa hoje 10 anos de atividades. As oito da noite a Secretaria de Cultura apresenta o projeto Ano 10 do Dragão do Mar.

Medalha
O Governo do Estado entrega hoje, às 15 horas, em sessão na Assembléia Legislativa, a Medalha Ambientalista Joaquim Feitosa ao agricultor Luis Francisco de Sousa.

Licitação
Os Correios devem lançar nova licitação esta semana. É para o Sedex 10. Só aceitam carros novos com força de carga entre 2 e 4 mil quilos. Acaba a frota da empresa.

Bomba no trem
“Estamos com uma bomba relógio ligada para disparar na próxima semana”. Foi o que afirmou na audiência pública de hoje, 27, o superintendente técnico do Sindiônibus, Francisco Pessoa de Araújo.

Bomba na trem II
É a possibilidade de tumulto no terminal da Parangaba no próximo domingo com a paralisação do Trem Metropolitano de Fortaleza que circula da estação da Parangaba até a estação João Felipe, atendendo 15 mil pessoas diariamente.

Padre Helder
O Senado realizará às 14 horas de amanhã sessão solene em comemoração ao centenário de nascimento de dom Hélder Câmara. A iniciativa é dos senadores Inácio Arruda (PCdoB) e Tasso Jereissati (PSDB).

Termômetro baixo
O diretor da Anvisa, José Agenor Álvares, responsável geral de portos , aeroportos e fronteiras diz que o Brasil não deve se levar pelo pânico. Mas deve tomar as precauções contra a gripe da porcada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário