As ideias do parlamento

Welington diz que o caótico trânsito de Fortaleza carece de projeto urbanístico; e conclama mobilização geral

Num pronunciamento que mobilizou e agitou o plenário da Assembléia Legislativa ontem (terça) pela manhã, o deputado Welington Landim levantou uma questão das mais polêmicas: o caos urbanístico de Fortaleza, principalmente em relação ao trânsito. Ruas estreitas e excesso de carros tornam a situação cada vez mais crítica.
O líder do bloco PT-PSB-PMDB, deputado Welington Landim (PSB), reclamou, em pronunciamento na sessão desta terça-feira (28/04) da Assembléia Legislativa, da ausência de um projeto urbanístico para resolver os problemas de Fortaleza. Ele indicou, principalmente, a criticidade em setores como trânsito, crescimento exagerado da população, excesso de carros nas vias e a quantidade de buracos nas ruas.
Prevendo a possibilidade da capital cearense ter um perfil similar a São Paulo dentro de 20 anos, o parlamentar pediu que deputados estaduais e vereadores façam uma reflexão sobre a necessidade desse projeto ser elaborado o quanto antes. Não se pode deixar de fazer um estudo aprofundado, porque hoje vivemos problemas gravíssimos, avaliou.
Landim lamentou os alagamentos registrados esse ano na cidade e disse que isso tem prejudicado o trânsito, pois, em algumas localidades, as avenidas ficam intransitáveis. Por conta disso, ele indagou se não seria necessário construir túneis e viadutos; se há mesmo prioridade no andamento do Metrofor e na melhoria do transporte coletivo; e se existe previsão de ações de tratamento paisagístico e de preservação das praças.
Para o líder do bloco, a elaboração desse projeto urbanístico tem que passar tanto pela Assembléia quanto pela Câmara de Fortaleza, além de envolver técnicos, associações de bairro, federações, comerciantes, Governo do Estado e Prefeitura. Não se governa apenas para quatro ou oito anos. A responsabilidade de qualquer prefeito é pensar a cidade a médio prazo, ponderou.
Welington sugeriu a construção de um túnel na altura da Praça Portugal para desafogar os congestionamentos registrados em horário de pico. Acho que quem iniciar esse projeto global como um estadista e não como um governo vai marcar um gol de placa definitivo na administração, considerou. Em apartes, os deputados Moésio Loiola (PSDB) e Artur Bruno (PT) comentaram o pronunciamento de Welington Landim. O tucano criticou a gestão de Luizianne Lins (PT); o petista defendeu a correligionária.
Loiola classificou a situação da cidade como sério e afirmou que, como foi reeleita, Luizianne já deveria ter tomado medidas corretivas para tapar os buracos das vias, por exemplo. Ela falou muito do Juraci e do Cambraia! Ontem, Fortaleza parou. Fortaleza ou está na marcha lenta ou está no ponto morto, ironizou.
Bruno admitiu que a Capital enfrenta dificuldades e que a população tem reclamado constantemente. Contudo, ponderou que, no tocante aos buracos, o problema está no fato de, em administrações anteriores, a base do asfalto foi mal feita. No Ceará, temos disso: lamentamos os buracos e comemoramos a chuva, argumentou, complementando que o Transfor vai amenizar parte das demandas elencadas por Welington quando for concluído.

Penso eu: Seguinte; faz coisa de cinco anos conversei com alguns parceiros de mesa de bar sobre o túnel na praça Portugal. Na verdade seriam dois túneis. Um mergulha na altura do Banco do Brasil, esquina de Desembargador com Santos Dumont, e sai perto da Delitália. O outro, por baixo do primeiro, mergulha na Dom Luiz, na altura da Ibite e sai perto da Picanha do Caubói. A Praça seria um território livre do povo, incluindo tudo o que há hoje na Desembargador Moreira e na Dom Luiz nos trechos citados. Já vi isso nas minhas andanças em cidades muito mais antigas e cheias de obras de arte no seu centro histórico do que Fortaleza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário